quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 

O que é Arte urbana/Arte de rua?

 A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com os indivíduos. Geralmente, usam como suporte os grandes centros urbanos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade cultural.

Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem precisar ir até centros culturais.

Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois essa união se dá naturalmente enquanto o ser humano vive e se desloca pela cidade.

Origem da arte urbana

Esse tipo de expressão artística está espalhada por todo o mundo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e tem um caráter dinâmico e passageiro. Então normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro duradouro.


No entanto, estudiosos afirmam que essa arte remete a períodos da antiguidade. Os povos gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da cidade através de desenhos. Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança. A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para evidenciar a arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos. No entanto, muitos trabalhos estão ligados a críticas sociais, políticas e econômicas.

É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para as minorias que anseiam em se comunicar.

É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para as minorias que anseiam em se comunicar.

A Arte Urbana no Brasil

No Brasil, a arte de rua aparece na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a Ditadura Militar.

No início, essa era uma arte marginalizada e de certa forma ainda sofre preconceitos, dependendo do local onde é produzida e do indivíduo que a realiza, sendo mais reprimida entre a população negra e pobre. Entretanto, alguns artistas conseguiram posição de destaque no mercado da arte.

Ainda que a produção do artista de rua não seja reconhecida por muitos, é necessário destacar a importância e relevância desse trabalho para a sociedade.

Vale lembrar que muitos problemas são enfrentados pelos artistas de rua, tal qual a proibição de manifestações artísticas em locais públicos. O que contraria o artigo 5 º da Constituição do nosso país, que diz que todo cidadão é livre para se manifestar artisticamente:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”

Sobre esse tema, algumas leis foram introduzidas nas cidades brasileiras com o objetivo de tornar a rua livre, para que assim os artistas possam trabalhar e apresentar seus trabalhos.

Em 19 de julho de 2011, o Decreto Nº 52.504 regulamentou o exercício artístico nas vias públicas da cidade de São Paulo, e a Lei Nº 10.277/11, através do Decreto Nº 14.589, regulamentou essas manifestações na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Exemplos de Arte Urbana

Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua, embora a intervenção “grafite” seja a mais conhecida. Segue abaixo alguns exemplos de arte urbana.

Grafite



 

Stencil





Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes. Esse é um método mais prático no momento de se fazer as intervenções.

Poemas Urbanos



Poemas urbanos são qualquer manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes. É uma forma interessante de levar a linguagem literária para os locais de grande circulação de pessoas.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/arte-urbana/

 


 


 


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Mulheres na arte de rua

 

Mulheres na arte de rua

 

 No início de 2017, o imenso painel grafitado na Avenida 23 de Maio, em São Paulo, foi coberto. Com a tinta cinza que apagou trabalhos de artistas como Kobra e OsGemeos, veio à tona uma série de discussões sobre o espaço da arte urbana. Algo, porém, talvez tenha passado despercebido: a disparidade entre o número de homens e mulheres que assinavam a intervenção. "Foram mais de 300 grafiteiros envolvidos na ação, sendo pouco mais de 10 mulheres", disse Bela Gregório, jornalista à frente da rede Efêmmera. Nina Pandolfo, uma das pioneiras no Brasil, era uma delas.

A representação feminina nas ruas, porém, vem ganhando injeção de ânimo com uma leva de jovens mulheres dotadas de técnica e empoderamento. Nos trabalhos que realizam, elas falam dos temas que as interessam – tão diversos como a crítica social e a espiritualidade; muitas vezes o amor. E conquistam cada vez mais espaço: um dos maiores graffitis do mundo já feito por uma mulher acabou de ser pintado por Luna Buschinelli, no Rio de Janeiro.

(O graffiti assinado por Luna Buschinelli é considerado o maior do mundo já pintado por uma mulher)

 

Para transitar pela cena artsy da rua, convidamos 4 mulheres: as brasileiras Bela Gregório, Karen Bazzeo e Luna Buschinelli, e a argentina Marina Zumi, que fez casa no Brasil. 

Das mãos para as ruas, o street crochê: Karen Dolorez


"A rua é minha tela, as linhas são minhas tintas: é quando me expresso, inspirada em pensamentos, músicas, sentimentos e tudo o que envolve meu mundo", diz Karen Bazzeo, artista que faz street crochê e se identifica como Dolorez. Para ela, a rua se tornou lugar da arte a partir da parceria com um amigo grafiteiro – fez roupas para os personagens que ele pintava. Na época, já percebia os movimentos que, especialmente fora do Brasil, levavam o crochê para os muro

(A artista Karen Dolorez faz uma mistura de graffiti + crochê)

 

O universo particular que se engrandece no espaço público: Luna Buschinelli

 A arte sempre foi a forma de Luna Buschinelli se comunicar – e superar, assim, a timidez. O graffiti foi, para ela, como "encarar um espelho": viu no trabalho ampliado quem realmente era. Aos 15 anos, aventurou-se na primeira pintura externa, em uma escada perto de casa; aos 19 finalizou o maior mural do mundo pintado por uma mulher, em uma escola carioca que ficou grandiosa em azul.

"No Brasil, o graffiti é uma arte com muita personalidade. Sentia que precisava desenvolver um estilo e procurar o que dizer antes de levar meu trabalho a público". Agora, Luna oferece às cidades um universo particular, em que cada personagem é um lado seu ou de outro alguém. Bastian (ou Sebastião) é o mais conhecido deles. "É uma arte democrática pelo fato de estar na cidade, no meio em que vivemos, no nosso quintal".


(Detalhe de um dos personagens pintados por Luna Buschinelli)

A escolha pelo lugar da pintura se dá de forma intuitiva. "É uma sensação, a certeza de que deve ser ali. Muitas vezes saio para pintar com um desenho na cabeça e quando encontro a parede certa preciso transformá-lo, até mudar quase tudo que imaginei. Cada parede tem um desenho certo para ser escavado". Quem se encanta com o trabalho nas ruas identifica uma espécie de arqueologia do presente.

 


Fontehttps://vogue.globo.com/Inspire-se/noticia/2017/07/mulheres-que-estao-conquistando-arte-urbana.html




  Machismo             O que é machismo (ou uma pessoa machista)? O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se...